Pesquisar
Close this search box.

Como emitir CRLV Digital? Saiba como baixar pelo aplicativo

Publicidade

Muitos motoristas não sabem como emitir o como emitir CRLV digital, mas essa tarefa é muito mais simples do que as pessoas podem imaginar. Desde 2020, o CRLV passou a ser emitido exclusivamente na versão digital. Isso significa que não é mais necessário imprimir o documento para guardar no porta-luvas do carro. Isso também representa mais facilidade, visto que os motoristas muitas vezes perdiam ou rasuravam o documento e dessa forma enfrentavam filas e burocracias para conseguir uma segunda via.

Basta fazer o download do arquivo PDF e acessar o documento pelo celular quando for abordado pelas autoridades. A nova versão também facilitou as transferências quando o proprietário desejar vender o veículo. O documento do veículo na versão digital fica disponível no celular do proprietário do veículo e é válido em todo o território nacional. Dessa forma, ele comprova que o veículo está regularmente registrado e licenciado para circular pelas vias públicas.

Transitar usando documentos digitais, além de ser mais seguro, evita problemas quando o motorista parar em uma blitz de trânsito. É por isso que neste conteúdo vamos mostrar como emitir CRLV Digital para levar consigo no seu smartphone, o processo é simples, e você nem precisa sair de casa, afinal tudo é feito pelo aplicativo.

Como emitir CRLV digital – A importância de manter o documento do carro regular

Manter os documentos do carro regularizados é de extrema importância para o motorista, uma vez que é um dos principais requisitos da Lei de Trânsito e também garante maior segurança tanto do condutor quanto dos demais usuários. Pensando nisso, é muito importante que os motoristas mantenham seus documentos do carro atualizados e sempre que for necessário realize as regularizações.

Publicidade

Entre as principais razões para manter os documentos do carro regularizados, estão a economia financeira e a segurança do motorista. É preciso lembrar que, se a documentação não estiver regular, o condutor pode ser multado e com isso ter que pagar um valor maior do que o previsto para a regularização. Além disso, a regularização do documento do carro também garante maior segurança para o motorista. Isso porque, no caso de algum incidente, o condutor tem mais segurança caso esteja com os documentos em dia.

Uma das etapas importantes para manter os documentos do carro regularizados é a vistoria veicular. Essa é uma etapa obrigatória para as placas de carros nacionais de qualquer estado do Brasil. A vistoria é feita para garantir que o veículo esteja em condições seguras para dirigir e prevenir possíveis acidentes. Além disso, todos os carros que tiverem alguma irregularidade na vistoria veicular, devem passar por um laudo para a emissão do Certificado de Segurança Veicular.

Para garantir a segurança não só do condutor, mas de todos os usuários das vias, é preciso que os motoristas mantenham seus documentos do carro regularizados. A fiscalização das vias também é fundamental para evitar irregularidades e garantir maior segurança para todos. Por isso, é muito importante que os motoristas mantenham seus documentos do carro sempre atualizados.

Como emitir CRLV Digital passo a passo no app CDT

Quem deseja emitir o CRLV pode fazê-lo de forma digital, diretamente do aplicativo oficial, o CDT. O procedimento pode ser realizado em alguns minutos e oferece diversas vantagens, como economia de tempo, maior praticidade e segurança na emissão. Se você é proprietário de veículo, deseja economizar tempo e emitir o seu CRLV diretamente do seu smartphone, confira a seguir como fazer isso passo a passo. Como emitir CRLV Digital no app CDT? Primeiramente, você precisa baixar o aplicativo CDT para seu celular iOS ou Android. Para isso, acesse a loja virtual de aplicativos do seu smartphone e efetue o download.

Após o download, acesse o CDT e faça o cadastro gratuito, informando seu nome completo, CPF, e-mail e senha. Após isso, verifique se consta o seu veículo no sistema do Detran, preenchendo o número do Renavam e a placa. Em seguida, selecione a opção “Emissão de CRLV” e informe os dados necessários, como placa, Renavam, CPF do proprietário, data de nascimento e o motivo para a emissão. Após preencher tudo corretamente, confirme os dados e selecione às formas de pagamento.

Após a confirmação do pagamento, aguarde alguns minutos até que o documento esteja disponível no aplicativo. O proprietário deve guardar o documento em seu celular ou computador. É importante lembrar que, ao adquirir o CRLV Digital, o proprietário não precisa mais se preocupar com a validade do documento, pois no mês anterior à data de validade, um documento terá emissão automática, basta manter as parcelas do IPVA em dia. Dessa forma, você não precisa se deslocar até um posto de atendimento e tem mais economia, praticidade e segurança na emissão.

Dúvidas frequentes

Uma das dúvidas mais comuns que recebemos sobre o CRLV Digital é: “que tipos de serviços estão disponíveis?”. O CRLV Digital está disponível para veículos ligados aos serviços de licenciamento de veículos no estado, como Renovação, Transferência, Venda, Mudança de Categoria, Inclusão de Carga, entre outros. Além disso, há a possibilidade de solicitar uma segunda via do documento no caso de perda, furto ou roubo do CRLV.

Outra dúvida frequente que ouvimos no que diz respeito ao CRLV Digital é: “como eu posso obtê-lo, sem o aplicativo:” Para obter o seu CRLV Digital, pelo site basta seguir os seguintes passos:

1. Acesse o site de serviços de licenciamento de veículos do estado

2. Preencha os dados do veículo

3. Realize o pagamento

4. Imprima ou baixe o seu CRLV Digital

Por fim, outra dúvida comum é sobre a emissão para pessoas jurídicas, neste caso, a emissão deve ser feita pelo Portal de Serviços do Denatran, através da aba “Meus Veículos”, em seguida, basta informar os dados do veículo e baixar o documento.

Conclusão

Neste conteúdo você viu que o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) é um documento obrigatório para todos os proprietários de veículos automotores terrestres, sejam motocicletas, carros ou caminhões. Ele comprova que o proprietário está em dia com as obrigações legais referentes ao seu veículo, como o pagamento do IPVA e do seguro obrigatório.

Agora com a versão digital, ficou muito mais simples emitir esse documento tão importante. Por fim, se você quer saber como emitir outros documentos digitais, confira a aba “curiosidades” do nosso site.

COMPARTILHE ESSE POST!

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR